domingo, 3 de abril de 2016

Entrevista com o ambientalista catarinense Tadêu Santos.

Conheci meu amigo Tadêu Santos em 2012, em função da luta por uma causa ambiental da qual participei com ele do mesmo lado da trincheira (pois é, infelizmente na luta em causas ambientais há dois lados, quando deveria haver apenas um).
O Tadêu é natural de Praia Grande, SC, tem 64 anos, é escritor e palestrante; e, principalmente, ambientalista, atividade pela qual é um apaixonado, um estudioso e um guerreiro. Tem um vasto currículo ligado à área.
Atualmente é Coordenador Geral da ONG Sócios da Natureza, Presidente do Conselho Ambiental do Município de Araranguá e Conselheiro do CONAMA pela região Sul (PR, SC e RS).
O Tadêu nos brindou a seguir com sua visão de futuro sobre o tema.


Blog: Há quanto tempo tu és ambientalista? 

Tadêu: Desde 1995 quando passei a veranear no Morro dos Conventos e perceber a ameaça imobiliária ao Santuário Ecológico e Paisagístico em uma sessão na Câmara de Vereadores onde estava em votação a proposta imobiliária da Cecrisa para um empreendimento no lado norte do balneário em direção ao Yate Clube.   

Blog: Na tua visão, quais foram as conquistas mais importantes do movimento de preservação ambiental, nos últimos 10 anos, em nível mundial? 

Tadeu: Um questionamento complicado de difícil resposta em razão da complexidade da situação ou da área abordada, diferentemente se a pergunta fosse quais os retrocessos ambientais... Mas tentarei apontar alguns: a criação de Unidades de Conservação (UC) de áreas de relevância ecológica em vários países; a Conferência das Partes COP pela ONU; as publicações cientificas e literárias como a obra ’’Colapso’’ do Jared Diamond por exemplo.

Blog: E em nível de Brasil?

Tadêu: Penso que no nosso país não houve significativos avanços conquistados pelo movimento de preservação ambiental, até muito pelo contrário, nos últimos anos o movimento ambientalista tem se dispersado, começando pelos coletivos de ONGs, que passaram a ter dificuldade de relacionamento e de subsistência. Talvez alguma ONG estrangeira com recursos possa haver obtido avanços na proteção da Amazônia por exemplo. As resoluções do CONAMA de certa forma contribuem pois normatizam as atividades impactantes.  

Blog: E em nível de Santa Catarina?

Tadêu: Aqui só houve retrocesso, a Federação da Entidades Ecológicas Catarinenses FEEC está em crise e raras ONGs estão atuando de fato no estado. 

Blog: Quais são os maiores desafios para os próximos 10 anos?

Tadêu: Lutar pela preservação dos ecossistemas que formam os nossos biomas acreditando que o resultado proporcione o equilíbrio ecológico e uma melhor qualidade de vida para a população.  

Blog: O povo brasileiro, na tua visão, dá ao movimento de preservação ambiental e sustentabilidade a devida importância?

Tadêu: Pouco, muito pouco, tanto que este é um desafio para quem se dedica voluntariamente na defesa do meio ambiente. 

Blog: No Brasil as energias alternativas, como eólica e solar, vão ocupar espaço relevante ou o petróleo do pré-sal é quem vai ditar os caminhos da energia nacional futura? Qual tua visão disso?

Tadêu: Acredito que as fontes renováveis passarão a ser mais rentáveis que a queima de combustíveis fósseis como o petróleo e o carvão, até porque o Brasil é um país solar e eólico por natureza. 

Blog:  Considerações finais, se quiseres.

Tadêu: Parabéns pela iniciativa e obrigado por me incluíres na sua lista de pessoas preocupadas com o meio ambiente.


Foto: Marx Vamerlatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário